Causas, sintomas e tratamento de labirintite. Informação sobre os diversos tipos de labirintite, como labirintite aguda, crônica e esclerosante


O que é Labirintite

Labirintite é um termo normalmente usado, para designar uma afecção que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição, já que afeta o labirinto, uma estrutura do ouvido interno constituída pela cóclea (responsável pela audição) e pelo vestíbulo (responsável pelo equilíbrio).
Processos inflamatórios, tumorais e infecciosos, doenças neurológicas, compressões mecânicas e alterações genéticas podem provocar crises de labirintopatias e vestibulopatias, entre elas a labirintite.
A labirintite manifesta-se, em geral, depois dos 40, 50 anos, decorrente de alterações metabólicas e vestibulares. Níveis aumentados de colesterol, triglicérides e ácido úrico podem acarretar alterações dentro das artérias, que reduzem a quantidade de sangue circulando nas áreas do cérebro e do labirinto.
São considerados fatores de risco para a labirintite a hipoglicemia, diabetes, hipertensão, otites, uso de álcool, fumo, café e de certos medicamentos, como alguns antibióticos antiinflamatórios, estresse e ansiedade.

Labirintite é um distúrbio no ouvido interno

Labirintite é um distúrbio no ouvido interno. Os dois nervos vestibulares do seu ouvido interno enviam para o seu cérebro informações sobre a sua posição espacial e controle de equilíbrio. Quando um desses nervos se torna inflamado, ele cria uma condição conhecida como labirintite.
Os sintomas incluem tonturas, náuseas e perda de audição. vertigo, e um tipo de tontura marcada pela sensação de que você está-se movendo, mesmo que você esteja parado. A labirintie pode interferir com a condução, trabalho e outras atividades. Medicamentos e técnicas de auto-ajuda podem diminuir a gravidade de sua vertigem.
Vários fatores podem causar esta condição, incluindo infecções e vírus. Você deve receber tratamento imediato para todas as infecções de ouvido, mas não há nenhuma maneira conhecida de prevenir a labirintite.

O tratamento para labirintite envolve geralmente o uso de medicamentos para controlar os sintomas. A maioria das pessoas encontra alívio de sintomas dentro de uma a três semanas e alcança a recuperação total em um mês ou dois.

Saiba quais as causas da labirintite
Conheça os sintomas da labirintite
Conheça dicas para prevenir ou evitar a labirintite


ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL