Causas, sintomas e tratamento de labirintite. Informação sobre os diversos tipos de labirintite, como labirintite aguda, crônica e esclerosante


Labirintite

Distúrbios do sistema vestibular são frequentemente chamados de labirintite pela população em geral, mas tal não deveria acontecer. Labirintite é uma das causas de distúrbios do sistema vestibular e pode causar tonturas e sensação ilusória de movimento, mas nem tudo o que provoca a vertigem têm necessariamente de ser labirintite. Numa amostra de 40 pacientes avaliados com vertigem, apenas quatro apresentaram labirintite; pelo que a labirintite não é tão comum quanto se possa pensar.
O ouvido é dividido em três partes: ouvido externo, que compreende o pavilhão auricular e o canal auditivo; ouvido médio, que inclui a membrana timpânica e cavidade; e ouvido interno, que inclui o labirinto e caracol (cóclea). O labirinto é o órgão que fornece informações sobre o movimento angular e linear em que está colocado o corpo, permitindo que juntamente com os outros elementos do sistema vestibular, exista uma postura correta, equilíbrio, e estabilidade em termos de posição no espaço. O envolvimento inflamatório do labirinto é chamado de labirintite.

A labirintite é uma inflamação da região do labirinto, que decorre durante um processo de infecção do ouvido médio e esta pode ser aguda ou crónica.
Labirintite é uma complicação médica, por isso é aconselhável controlar a função do labirinto. A labirintite costuma ser o primeiro passo para complicações mais meningoencefálicas e sempre deixa uma perda auditiva sensorial definitiva.


ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL