Causas, sintomas e tratamento de labirintite. Informação sobre os diversos tipos de labirintite, como labirintite aguda, crônica e esclerosante


Distúrbios Vestibulares Centrais

Os Distúrbios Vestibulares Centrais podem ser sub.divididos em:
  1. Isquemia vértebro-basilar e Enxaqueca:
    São as mais freqüentes entre as várias causas centrais de vertigens. Outras causas centrais incluem neoplasias, esclerose múltipla e epilepsia vestibular. Extensão oe rotação extrema do pescoço pode produzir episódios transitórios de vertigem, nistagmo e desequilíbrio postural. Acredita-se que isto possa ser causado por uma compressão funcional da artéria vertebral em pacientes com espondilose cervical e osteófitos estreitando os forames transversos. Estes episódios podem estar associados a outros sintomas isquêmicos centrais, tais como distúrbios visuais, disartria, parestesias, sintomas motores, e etc.
  2. Ataques isquêmicos transitórios do território vértebro-basilar:
    Estes podem ter a vertigem como principal sintoma e, em alguns casos, como sintoma único. Infarto ou hemorragia de tronco cerebral ou cerebelo também podem apresentar vertigem dentro do quadro clínico, mas o surgimento súbito das outras manifestações próprias no envolvimento destas estruturas encefálicas levam ao diagnóstico de causa vascular central.
    Episódios de vertigem podem ocorrer como sintoma aura na enxaqueca basilar. O critério para esse diagnóstico é dado pela classificação de 1988 da International Headache Society.
ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL